5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
1 co 14
Original Word: προφητεύω
Part of Speech: Verb
Transliteration: prophéteuó
Pronunciation: prof-ay-tyoo'-o
Phonetic Spelling: (prof-ate-yoo'-o)
Definition: To prophesy, to speak forth by divine inspiration, to predict
Meaning: I foretell, prophesy; I set forth matter of divine teaching by special faculty.
Word Origin: Derived from the Greek word προφήτης (prophétés), meaning "prophet."
Corresponding Greek / Hebrew Entries: - H5012 נָבָא (naba): To prophesy, to speak or sing by inspiration
- H5030 נָבִיא (nabi): Prophet, spokesman
Uso: O verbo "prophéteuó" refere-se ao ato de entregar uma mensagem de Deus, muitas vezes envolvendo a predição de eventos futuros ou a declaração da vontade de Deus. No Novo Testamento, ele abrange tanto a predição de eventos futuros quanto a proclamação da verdade de Deus. É um dom espiritual que envolve falar sob a inspiração do Espírito Santo, muitas vezes para edificação, exortação e conforto da igreja (1 Coríntios 14:3).
Contexto Cultural e Histórico: No mundo antigo, os profetas eram vistos como intermediários entre o divino e o humano. No Antigo Testamento, os profetas desempenharam um papel crucial na orientação de Israel, alertando sobre o julgamento e prevendo a vinda do Messias. Na época do Novo Testamento, a profecia continuou sendo um aspecto vital da comunidade cristã primitiva, servindo para edificar a igreja e confirmar a mensagem do evangelho. O dom da profecia era altamente valorizado e regulamentado dentro da igreja para garantir ordem e edificação (1 Coríntios 14:29-33).
Comentários
Postar um comentário