Honra, Fidelidade, Fé e Humildade.

 Em hebraico a palavra para honra é: יְקָר (yeqar) e significa também: "preciosidade", "preço", "valor".

Nem tudo que é caro, ou mesmo tem algum preço, tem valor. 

E ainda: muitas coisas de inestimável valor, não têm preço, não podem ser adquiridas com a troca de bens materiais.

Para qualquer pessoa, seja ela rica ou pobre, a honra deveria ser a coisa mais valorosa nela, como a própria palavra em si.

O valor da honra é respeitável, admirável, distintivo, honesto... Estas são algumas das palavras palavras relacionadas.

A maioria das pessoas as vezes parecem esquercer o real valor do que realmente importa e confundir "valor" com "preço" não é mesmo?

A autencitidade, a originalidade, a credibilidade... verdade. Podem estar relacionadas ao conceito da palavra: fidelidade.

Mas nem sempre é assim, a palavra "fidelidade" muitas vezes é utilizada como relacionada também a "submissão", e dependendo do caso, essa "fidelidade" nem sempre é algo "bom".

Como assim?

Por exemplo algumas pessoas se dizem fiéis a grupos terroristas e a ideologias ruins que são inclusive contra a liberdade de pensamento como é o caso do Comunismo na Coréia do Norte. 

E por que algumas pessoas se tornam fiéis a coisas que não são boas? 

Alguns dos motivos são: oportunismo, ignorância, opressão, medo, etc.

Mas em último caso tem a ver com o que podemos chamar de: "fé", esta palavra também está relacionada com as palavras: "crédito", "crença", "valor", etc.

Todos nós vivemos com base em inúmeras crenças desde que nascemos, e ao longo da vida vamos desenvolvendo nossos sentimentos e pensamentos sobre a vida, e tentando escolher os melhores caminhos para seguir vivendo até o dia da nossa morte.

E é aqui que a humildade deveria ser mais comtenplada, todos vamos morrer, e ninguém sabe todas as coisas, somente Deus tem todas as respostas, por isso devemos buscar as coisas que não fazem mal aos outros, fazer apenas o bem, deveriamos ser mais humildes com pensamentos e ideias divergentes das nossas, buscar o respeito e a honra.

Por fim, tudo se resume em: AMOR. Sem amor, nada somos. Sem amor só resta a completa destruição. O amor produz e constroi.

Comentários